ENQUADRAMENTO
Durante o curso serão abordados vários aspectos relacionados com a legislação e normas associadas aos trabalhos em altura assim como serão executados exercícios práticos em ambiente real no centro de formação de trabalhos em altura da Outside Works. Durante o curso serão executados exercícios práticos que incluem as técnicas de montagem de andaimes, montagem de redes antiquedas , trabalhos em altura , espaços confinados, selecção e gestão de equipamentos de trabalho em altura, elevação de materiais e resgate técnico. A Outside Works possui instalações de treino são construídas especificamente para fornecer um ambiente de trabalho realista.
OBJECTIVOS
No final do curso os Formandos deverão ser capazes de:
- Identificar a Legislação e as normas aplicáveis
- Identificar as diversas aplicações práticas dos equipamentos de protecção individual (EPI) abordados na Formação;
- Princípios gerais de prevenção aplicados aos trabalhos temporários em altura;
- Gestão e Avaliação de Riscos associados aos trabalhos em altura;
- Check Lists e Autorizações de Trabalho antes da execução dos trabalhos;
- Organização da Emergência para trabalhos em altura
DESTINATÁRIOS
Este curso está destinado para Técnicos de Segurança no Trabalho, Coordenadores de Segurança em Obra ou Responsáveis pela Gestão de Sistemas de Segurança , Qualidade e Ambiente , que necessitam de competências para monitorizar e gerir a execução de trabalhos em altura, fazendo cumprir as boas práticas dos trabalhos em altura em ambiente industrial. Serão abordados durante o curso conceitos de planeamento, organização,avaliação de risco em trabalhos em altura, sistemas de amarração e de ancoragem , equipamentos e manobras de resgate e salvamento, selecção de equipamentos , uso de ferramentas, avaliação de risco, declarações de método e procedimentos de emergência.
CERTIFICAÇÃO
Após o processo de avaliação e uma vez concluída a formação com aproveitamento, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada na Caderneta de Competências do/a formando/a. Para os Técnicos de Segurança no Trabalho, com a entrada em vigor da Lei n.º 42/2012, de 28 de agosto, que revoga o Decreto-Lei n.º 110/2000, de 30 de junho, o título profissional, antigo certificado de aptidão profissional, não carece de renovação.Porém, a ACT, no âmbito da verificação das atividades do técnico, seja em sede de auditoria e em processos de autorização de serviços de segurança no trabalho, seja no âmbito da atividade inspetiva, pode suspender o título profissional, quando em cada período de 5 anos, não se verifiquem os seguintes requisitos (da responsabilidade do técnico):
- Atualização científica e técnica através da frequência de formação contínua correspondente ao mínimo de 30 horas;
- 100 Horas de formação contínua quando tenha o exercício profissional inferior a 2 anos.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Os requisitos e condições de acesso e funcionamento do curso são os seguintes :
- Idade mínima de 18 anos. O candidato deverá ser fluente em Português.
- Rácio de instrutor por aluno é de 1 formador para 8 alunos
- Certificado é válido por 2 anos
- Os formandos deverão usar roupa confortável e calçado de trabalho apropriado para a frequência do curso
- A duração do curso é de 32 horas
PRÉ INSCRIÇÃO